Historial


O Curso de Medicina teve início em 2008, como resultado de acordos estabelecidos entre a República de Angola e a República de Cuba, com o total apoio do Governo da Província de Benguela. Desde 2009 o Curso de Medicina é ministrado na Faculdade de Medicina, integrada na Universidade Katyavala Bwila.

A Universidade Katyavala Bwila, adiante designada UKB, adveio da reorganização da rede de Instituições do Ensino Superior Públicas, da criação de novas Instituições de Ensino Superior com a divisão do País em Regiões Académicas, através do Decreto nº 7/09 de 12/05/2009 do Conselho de Ministros. A UKB enquadra a Região Académica II que engloba as Províncias de Benguela e do Kwanza-Sul, cuja sede se localiza na cidade de Benguela.

Aquando da sua criação e até 2011 o Curso de Medicina não possuía instalações próprias, localizando-se provisoriamente na Rua Governador Moutinho Talhão 125, em Benguela. No dia 1 de Setembro de 2011, a Faculdade de Medicina da UKB (FMUKB) passou a funcionar num edifício da Delegação Provincial de Saúde de Benguela, na Rua Sociedade de Geografia. Este edifício foi reabilitado pelo Governo Provincial de Benguela, com o intuito de dotar a FMUKB de infraestruturas próprias, com espaço muito mais amplo, enquanto se aguarda pela materialização de um projecto de construção de um edifício de raiz.